Leiria vai estar em força na 3.ª edição dos Jogos Europeus, o evento multidesportivo mais importante do corrente ano disputado no Velho Continente. Depois da estreia, em Baku’2015, e da segunda edição, em Minsk’2019, desta vez será a cidade de Cracóvia e a região de Malopolska a receber a competição, entre os dias 21 de junho e 2 de julho.
Portugal parte para a Polónia com todos os sonhos do mundo, muito talento e várias medalhas em perspetiva. No total, serão 210 atletas lusos, a competir em 23 disciplinas. Destes, segundo os dados fornecidos pelo Comité Olímpico de Portugal e pelas federações de modalidades, nove são leirienses.
A começar pela campeoníssima Auriol Dongmo, radicada na cidade desde 2017, campeã mundial e bicampeã europeia de lançamento do peso, que vai defender as cores nacionais na sua prova de eleição. Ainda no atletismo, Evelise Veiga vai ter o desafio de ser a representante do país não só no salto em comprimento, mas também no triplo salto.
Acabados de alcançar o quarto lugar no Europeu de andebol de praia, Francisco Santos, Rafael Paulo e Tomás Van-Zeller vão à procura de subir algum patamar e chegar às medalhas.
No futebol de praia, o campeão europeu e mundial André Lourenço vai tentar repetir o ouro alcançado pela seleção nacional na edição de 2019, enquanto Ema Toscano e Sofia Vicente se estreiam na prova.
Falta falar do breaking, onde Leiria tem em Vanessa Farinha, ou b-girl Vanessa, um dos grandes nomes desta modalidade que se vai estrear em Jogos Olímpicos já na próxima edição, Paris’2024.
Podemos ainda falar de João Costa, sargento na Base Aérea n.º 5, em Monte Real, que conta com cinco participações olímpicas e tem no currículo a medalha de prata no tiro com pistola a 10 metros na primeira edição do evento.
Os treinadores de atletismo Cátia Ferreira e Paulo Reis, ou Paulo Félix, selecionador nacional de andebol de praia, são outros leirienses que integram a comitiva lusa.
“Trata-se da maior missão alguma vez enquadrada pelo Comité Olímpico de Portugal e isso é o reflexo natural do valor do desporto nacional e daquilo que representa no contexto europeu”, disse José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, durante a apresentação oficial.
Os Jogos Europeus reunirão cerca de 7.500 atletas, de 48 países, em 30 modalidades: andebol de praia, atletismo, badminton, basquetebol 3×3, boxe, breaking, canoagem de velocidade, canoagem slalom, ciclismo BMX, ciclismo BTT, escalada, esgrima, futebol de praia, judo, karaté, kickboxing, muaythai, natação artística, saltos para a água, padel, pentatlo moderno, râguebi sevens, saltos de esqui, taekwondo, ténis de mesa, teqball, tiro, tiro com arco, tiro com armas de caça e triatlo.
Ao todo, serão realizados 253 eventos de medalha, em 25 locais de competição, distribuídos por sete cidades.
Foto: Little Shao/Red Bull Content Pool