Será um imenso mar de gente que vai percorrer as ruas da cidade no próximo domingo, na Meia Maratona de Leiria. As superaram todas as expectativas e ascendem a mais de duas mil, sendo que cerca de 600 pessoas vão participar na caminhada e mais de 1.400 nas corridas de 21,1 km e 10 km.
Se o leitor encontrar um grande número de estrangeiros pela cidade, por favor não se surpreenda. É que o grande pelotão que vai calcorrear Leiria, da Estação às Cortes, sempre próximo do rio Lis, é também multicultural.
Os atletas são oriundos dos 18 distritos de Portugal Continental e de 18 países de quatro continentes (Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria, Ucrânia, Croácia, Lituânia, Irlanda, Reino Unido, Rússia, Marrocos, China, Índia, Brasil, Paraguai, Equador e Colômbia).
Ver esta publicação no Instagram
Um sucesso que resulta da conclusão do processo de certificação pela World Athletics, que colocou a Meia Maratona de Leiria no calendário internacional, mas também da qualidade do traçado, como o menor desnível possível, e dos 5 mil euros de prémios distribuídos.
O ritmo promete ser muito forte. Estão confirmados atletas de qualidade, nacionais e internacionais, como espanhóis, franceses e marroquinos. O recorde da prova, de 2 horas e 7 minutos, está, pois, ameaçado.
O evento, organizado pelo Município de Leiria e pela Native Warriors, conta com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, do Clube de Atletismo da Barreira, do Clube de Orientação do Centro, do Núcleo de Espeleologia de Leiria e da Juventude Vidigalense. Terá partida às 9 horas, no Largo 5 de Outubro, e apurará os campeões distritais da distância.
Sente-se preparado? Então fique a saber que secretariado funciona no sábado, dia 21 de outubro, das 10 às 20 horas, na loja Decathlon Leiria, e no domingo, dia 22, das 7:30 às 9 horas, junto à meta.
Conheça os condicionalismos ao trânsito aqui.